A Pista

Podcasts que você deveria conhecer — Parte 2

Nova mídia populariza a difusão de conhecimento e o questionamento de convenções

#APistaIndica: nosso quadro de indicações culturais

A mídia podcast é uma das que mais cresce na atualidade. É possível ouvir um podcast enquanto se faz as atividades do dia-a-dia como limpar a casa ou lavar a louça. Os mais variados assuntos estão disponíveis à um clique de distância.

Já selecionamos alguns podcasts diferenciados para vocês anteriormente (leia aqui se ainda não conferiu), agora segue a segunda parte da matéria com outros programas muito bons, mas com outros tipos de temas. Alguns dos tópicos tratados pelos programas escolhidos são extremamente relevantes para o momento político atual como racismo, democracia, direitos humanos e segurança pública. Confira abaixo a nossa relação e comente se você acha que faltou algum.

Vidas Negras

Logo do Vidas Negras (Foto: Internet)

Vidas Negras é um podcast produzido pela Rádio Novelo, uma das referências no ramo. A proposta é contar as histórias de grandes personalidades negras históricas como Carolina de Jesus, Grande Otelo, Abdias Nascimento, Chica Xavier, Lélia Gonzalez e contemporâneas como Djamila Ribeiro, Sueli Carneiro, Anielle Franco e Eliana Alves Cruz.

O programa é apresentado pelo jornalista Tiago Rogero e também conta com participações de referências negras atuais nos episódios que são disponibilizados exclusivamente no Spotify toda quarta-feira.

Ouça aqui.

Revoar

Logo do Revoar (Foto: Internet)

Revoar é o podcast da LAUT, o Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo. A produção também é da Rádio Novelo.

Cada temporada do programa se debruça sobre um tema específico. O assunto da primeira foi autoritarismo e discriminação. Já a segunda, ainda em andamento, é dedicada à crise climática e a democracia. A atual edição conta com participações ilustres de nomes como Marina Silva, Ricardo Abramovay e Eliane Brum.

Ouça aqui.

Segurança dos Direitos

Logo do Segurança dos Direitos (Foto: Internet)

O podcast Segurança dos Direitos, criado pelo advogado criminalista Rafael Borges (entrevistado pela Pista recentemente, leia clicando aqui), busca fornecer uma visão alternativa e crítica ao conceito habitual de segurança pública. Temas como punitivismo, justiça criminal e abolicionismo penal são recorrentes nos programas disponibilizados semanalmente.

Ouça aqui.

Cara Pessoa

Logo do Cara Pessoa (Foto: Internet)

Cara Pessoa é um podcast produzido pela Folha de São Paulo e a ONG Conectas. O programa é apresentado pela jornalista Fernanda Mena e discute os desafios da defesa dos direitos humanos na prática. O conteúdo é tratado de forma bastante didática e acessível para pessoas que não dominam o assunto.

Ouça aqui.

PopCult

Logo do Pop Cult (Foto: Internet)

O PopCult é apresentado pelo antropólogo Orlando Calheiros e o roteirista/produtor Gus Lanzetta. O podcast discute a influência da cultura pop, principalmente através de filmes da Hollywood, na sociedade em geral.

Ouça aqui.

Leia também:

Podcasts que você deveria conhecer — Parte 1

Podcast “Segurança dos Direitos” propõe visão crítica em relação ao conceito de segurança pública

Canais de filosofia e cultura que você deveria conhecer

3 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: