A editora Nova Fronteira, casa de grandes autores nacionais, como Carlos Heitor Cony, Ariano Suassuna, Nelson Rodrigues, Alberto da Costa e Silva, Evanildo Bechara e o próprio Rubem Fonseca (1925-2020), reedita em abril mais um famoso título do mestre da literatura policial no Brasil: “O Caso Morel”. Com novo projeto gráfico particularmente convidativo, o primeiro romance de Rubem Fonseca conta agora com prefácio inédito de Mateus Baldi e retoma o posfácio do jornalista Sérgio Augusto, que trata da recepção do livro em 1973.

O Caso Morel
“O Caso Morel” apresenta Paul Morel, um artista de vanguarda que está preso pela suspeita de assassinato de uma de suas namoradas. Um dia, ele recebe a visita do ex-delegado Vilela, que o auxilia a escrever o manuscrito de um romance confessional ou biografia malograda. Logo, Vilela passa a enxergar semelhanças entre a vida do artista e a sua própria.
Ao abordar temas já discutidos em seus contos, como a arte, a moral, a marginalidade, o sexo, a cidade em que transitam seus personagens, Fonseca reforça neste romance de estreia sua escrita instigante e irreverente, que fez história no cenário da literatura brasileira e por certo contribuiu para o sucesso de público e crítica de boa parte de seus títulos, tais como Agosto, Lúcia McCartney e Feliz Ano Novo.
No prefácio, o jornalista e escritor Mateus Baldi dialoga com o leitor a respeito da maneira paradoxal com que o autor construiu seus personagens, principalmente devido ao contexto histórico da Ditadura Militar em que o livro foi publicado.
“Havia naquela prosa algo de cortante, mas não só: um caráter explícito de denúncia trazia para o centro do palco tudo que ocorria diante de nossos olhos. […] A matéria da realidade transformava-se em força literária, […] um experimento híbrido que potencializa a literatura nas suas mais diversas formas”, detalha ele.
O Caso Morel faz parte da reedição de toda a obra de Rubem Fonseca pela Nova Fronteira. O designer Daniel Trench assina a nova identidade visual da coleção, que teve como inspiração os antigos letreiros das ruas do Rio de Janeiro, cenário de boa parte das histórias fonsequianas. O primeiro livro a ser reeditado com o novo projeto gráfico, O Cobrador, já está disponível para os leitores nas livrarias físicas e virtuais de todo o país. Acesse aqui.
FICHA TÉCNICA
O Caso Morel, Rubem Fonseca
200 páginas / R$69,90
ISBN: 9786556401966
Editora Nova Fronteira/Ediouro Publicações
Sobre a Nova Fronteira
Referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, a Editora Nova Fronteira foi fundada em 1965, tendo publicado desde então obras fundamentais para o leitor brasileiro. A editora tem autores consagrados em seu catálogo, como Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, Rubem Fonseca, Carlos Heitor Cony, Evanildo Bechara, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e muitos outros. Um time de renome que contempla diversos públicos em busca de leituras clássicas.
Sobre a Ediouro Publicações
Fundada em 1939 com o nome de Publicações Pan-Americanas, editora de livros técnicos, a Ediouro está na linha de frente do mercado de livros. Hoje, como Empresas Ediouro Publicações, inclui os selos Nova Fronteira, Agir, Trama, Petra, Coquetel, Pixel, Ediouro Educação e Novo Céu. A Ediouro atualmente possui um dos mais completos e respeitáveis catálogos da América Latina e há mais de oitenta anos se dedica a publicar e distribuir conteúdo em diferentes mídias e plataformas.
Siga A Pista em todas as redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e não perca nenhuma das nossas matérias sobre cinema, literatura, TV, música e sociedade!
Leia também:
“Hilda Hilst pede contato”: Uma ode lírica