Sem categoria

Canais de filosofia e cultura que você deveria conhecer

Novos canais tratam de temas complexos por meio de vídeos didáticos, cursos e discussões

Pintura intitulada “Escola de Atenas” — representação da Escola de Atenas criada por Platão. A obra foi feita por Rafael, artista italiano do renascimento, e retrata a efervescência filosófica e cultural na antiguidade grega

A Pista selecionou alguns canais do YouTube que produzem o tipo de conteúdo diversificado e reflexivo que temos como o intuito difundir por meio deste blog — entre eles estão: cultura, sociedade, música, cinema, filosofia e política.

Veja abaixo os quatro canais que selecionamos e comente abaixo se você já conhecia algum deles ou acha que faltou algum na nossa lista.

Isto não é Filosofia

https://www.youtube.com/channel/UCbb2yL4FLFJgwBExN6tmTBA

Canal fundado por Vitor Lima, licenciado em Filosofia (UFRRJ) e Evelyn Lima, licenciada e mestre em Filosofia (UFRRJ). Os vídeos do Isto não é Filosofia tratam de temas como filosofia antiga, medieval e moderna por meio dos principais autores dos respectivos períodos históricos de uma forma bastante didática e acessível.

O canal também possui em andamento um curso gratuito de história da filosofia. Você pode assistir as aulas novas ao vivo toda sexta-feira às 18h no YouTube ou conferir as aulas anteriores enquanto as novas ainda não são disponibilizadas na íntegra pelo canal.

Acesse as redes sociais do Isto não é Filosofia aqui.

Horazul

https://www.youtube.com/channel/UCbb2yL4FLFJgwBExN6tmTBA

Canal formado por Bruno Cava, ensaísta e professor de filosofia, e Julie Nunes, cineasta e crítica de cinema. O Horazul produz vídeos que abordam séries televisivas a partir de uma perspectiva filosófica, além de reflexões sobre diretores e suas obras como uma série dedicada ao cineasta Paul Thomas Anderson e alguns conceitos-chaves para se pensar a política e a filosofia.

O canal também disponibiliza cursos gratuitos como Deleuze e o Cinema e Anti-Édipo — Filosofia do Desejo, ambos têm como referência o filósofo francês Gilles Deleuze — um dos fundadores da esquizoanálise e parte do movimento pós-estruturalista que cresceu a partir dos protestos de Maio de 1968 na França e mundo afora.

Eles também disponibilizaram recentemente um curso sobre o pensador francês Michel Foucault intitulado “Foucault e Neoliberalismo” na plataforma de áudio Soundcloud.

Café Filosófico

https://www.youtube.com/channel/UCbb2yL4FLFJgwBExN6tmTBA

Café Filosófico é um programa de televisão transmitido na TV Cultura que convida intelectuais para debater temas contemporâneos e/ou históricos relacionados à área de filosofia e da psicanálise. Além da transmissão na TV, os programas são disponibilizados na íntegra no canal do YouTube e via podcast no Spotify. A iniciativa foi criada e produzida pelo Instituto CPFL.

Transe

https://www.youtube.com/channel/UCbb2yL4FLFJgwBExN6tmTBA

Transe é um canal que realiza lives com discussões sobre os mais variados temas como política, cultura, sociedade e filosofia. As lives e vídeos do canal também estão disponíveis em formato de podcast nas principais plataformas de streaming.

O Transe também disponibiliza alguns cursos gratuitos sobre o pensamento de autores como Bernard Stiegler e o filósofo Jacques Derrida, mais conhecido por ser o precursor do conceito de “desconstrução” tão em voga nos debates contemporâneos.

Acesse as redes sociais do Transe aqui.

Leia também:

Uma conversa sobre filosofia com Razão Inadequada

Podcasts que você deveria conhecer

Podcasts que você deveria conhecer — Parte 2

2 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: