Música

Conheça o Febre90’s: novo grupo de SonoTWS e PumaPJL

"No Piscar Dos Olhos" é o título do primeiro single da dupla
Febre90's - No Piscar dos Olhos
Arte feita por Skorpio para o single “No Piscar dos Olhos” do Febre90’s

Febre90’s

Febre90’s é o nome do grupo formado pelo beatmaker SonoTWS, natural de Jundiaí-SP, e o MC carioca PumaPJL. Os dois já haviam trabalho juntos no EP “Naturalidade” (2020), primeiro lançamento solo de Puma, nas faixas “Intro” e “Aquelas Coisas” produzidas pelo próprio Sono.

“Sempre quis ter um grupo, uma dupla. Sempre quis produzir pensando tipo assim: vamos montar o conceito, vamos criar a parada e do zero”, explica o produtor SonoTWS. “Eu conheci o trampo do Sono pela internet, foi amor à primeira vista (risos). Desde quando fizemos aquelas pro ‘Naturalidade’ EP. A gente já sabia que não terminaria ali a nossa jornada, sintonia sinistra”, comenta por sua vez o rapper da capital do Rio.

O primeiro single divulgado pela dupla foi a faixa “No Piscar dos Olhos”, lançado nesta sexta-feira (30) e tem participação da rapper Lis Mc. Além de compositora, ela também é poetisa e Mestre de Cerimônias da Roda Cultural da Zona Norte do RJ. Aos 23 anos, a artista da VTZstudio que é natural do Complexo da Penha no Rio de Janeiro, já participou do Brasil Grime Show e fez diversas participações ao lado de nomes como Chris, Vilão, C97 e Fell. Na rua, ela tem o EP “Infernal” lançado em 2019 e também vários hits como “Nike Air“, “Bad Bitch” e “Outro Patamar“.

O episódio do Brasil Grime Show com participação de Lis Mc, Dababi1212 e Diniboy

PumaPJL

Puma, 21, morador do Morro da Mangueira, faz parte da gravadora Covil da Bruxa, junto com outros artistas como Tárcis, Leall, VND, OG Britto e TOKIODK. Quase todos eles lançaram projetos próprios recentemente que são muito bons. O coletivo é um dos que mais chama atenção e cresce na cena atual, com uma pegada muito diferenciada. As inspirações do MC são os companheiros da Covil, além do clássico grupo Racionais MC’s. “Escuto desde que me entendo por gente, meu pai tem todos os CDs”, explica.

“Não tenho nenhum padrão pra criar, mano. Eu só sinto a batida e deixo a onda me levar. Não me forço a criar nada, tudo tem que fluir naturalmente, tipo quando nós se espreguiça quando acorda”, comenta sobre seu processo criativo.

SonoTWS

SonoTWS, 35, começou a trabalhar com outros MCs recentemente. Ele não costumava trabalhar tanto com rappers por algumas experiências ruins que teve no passado. Tudo mudou no seus dois últimos projetos lançados no ano passado: “Perfeitamente Incorreto Vol.1” (com vários convidados) e “Together” em parceria com o rapper gringo BadFX. Todos seus trabalhos, a partir de 2016, foram lançados pelo seu próprio selo Tired of People. Anteriormente, seus discos eram lançados pela Beatwise Recordings.

Seus projetos anteriores consistem de ótimas beat tapes que têm uma sonoridade bastante clássica, suja e original ao mesmo tempo. Você pode conferir toda a discografia do beatmaker paulista no seu Bandcamp. Assim como o projeto Febre90’s idealizado pelo próprio produtor, suas músicas se inspiram no rap das antigas, mas sem abrir mão de construir uma sonoridade própria. Suas inspirações musicais são nomes como Pete Rock, Lord Finesse, DJ Premier e J Dilla.

Fita cassete do single "No Piscar dos Olhos" do Febre90's
Fita cassete do single “No Piscar dos Olhos” do Febre90’s

A identidade do Febre90’s

Outro convidado especial foi o americano Nick Wiz, responsável pela mixagem e masterização da faixa. O nova-iorquino já trabalhou com nomes históricos da cena do rap internacional como Rakim, DMX (falecido recentemente), Cella Dwellas, Mad Skillz, Chubb Rock, Pudgee Tha Phat Bastard e Chino XL.

 “A gente tem essa ideia de tentar chamar essas pessoas da época pra somar com a gente, tá ligado? A gente não quer fazer uma cópia, um resgate dos anos 90, mas a gente quer tentar pôr nossa originalidade. A brisa da letra também é tipo mostrar o lance mais cru mesmo, tá ligado? O Puma quis mostrar que o bagulho é mais cru. A ideia é essa, como o rap nacional dos anos 90 mesmo. A ideia é dura mesmo, tá ligado?”, explica SonoTWS.

A arte da capa e o logo do Febre90’s ficaram a cargo do grafiteiro e artista visual Skorpio (Ferran M).

Ouça abaixo o single “No Piscar dos Olhos (feat. Lis Mc)“.

Canais oficiais do Febre90’s: Twitter, Instagram e Bandcamp.

Siga-nos nas redes sociais (FacebookTwitter e Instagram) fique por dentro das nossas matérias sobre cinema, literatura, música e sociedade!

Leia também:

Tárcis: Rapper, beatmaker e carioca

A importância do sample e do vinil para a cultura hip-hop

Entrevista: O beatmaker SonoTWS fala sobre seu processo criativo e a cena do boom bap

1 comentário

Deixe uma resposta