TV

3 séries que todo fã de Atlanta deveria conhecer

Atlanta, série criada por Donald Glover, está de volta depois de 4 anos
Elenco de Atlanta
Em ordem: LaKeith Stanfield, Donald Glover e Brian Tyree Henry, os três protagonistas de Atlanta (Foto: IMDB)

Depois de um intervalo de 4 anos, a aclamada série Atlanta, do canal FX, está de volta. A inédita terceira temporada tem data marcada para sua volta, pelo menos nos Estados Unidos: 26 de março. No Brasil, o retorno ainda não foi anunciado. As duas temporadas anteriores do premiado seriado atualmente se encontram disponíveis no catálogo da Netflix. A primeira temporada foi lançada em 2016 e a segunda em 2018.

Atlanta tem uma pegada diferenciada de outras séries contemporâneas tanto no aspecto formal quanto no aspecto temática. A série foi criada pelo rapper, ator, comediante e humorista Donald Glover. Seu nome artístico é Childish Gambino e ele tem 4 álbuns de estúdio lançados no total— com destaque para seu penúltimo projeto “Awaken, My Love!” de 2016.

O seriado acompanha o cotidiano e os perrengues de Paper Boi — rapper em ascenção na cena local — Earn (Glover) — primo e agente de Paper Boi — , Darius (melhor amigo de Paper Boi e o alívio cômico da série), Vanessa (professora, ex-namorada de Earn e mãe de Lottie) na cidade de Atlanta, em Geórgia.

Community

Sinopse: Community acompanha a vida de um grupo de sete estudantes da faculdade comunitária de Greendale. Entre os personagens principais, há uma figura que o fã de Atlanta vai reconhecer: Troy, vivido por Donald Glover muito mais novo, um ex-astro de futebol americano que faz parte desta seleta turma de protagonistas desajustados atrás do seu diploma universitário.

Relação com Atlanta: Além da presença de Donald Glover no elenco, Community tem em comum com Atlanta o aspecto cômico. Muitos episódios da série e a própria caracterização de seus personagens também satirizam e criticam a sociedade e parte da cultura norte-americana em quase todos seus aspectos.

Número de temporadas: 6

Onde assistir: Netflix

Criadores: Dan Harmon

Twin Peaks

Sinopse: O excêntrico Dale Cooper (Kyle MacLachlan), detetive do FBI, chega à supostamente pacata cidade fictícia de Twin Peaks para investigar o chocante assassinato da estudante Laura Palmer. Esse é o ponto de partida para a descoberta de diversas camadas sobre os eventos misteriosos que permeiam todo aquele universo lynchiano construído com o auxílio da ótima trilha sonora de Angelo Badalamenti — frequente colaborador de David Lynch, criador e diretor da série.

A primeira temporada foi lançada em 1990, a segunda em 91 e a terceira em 2017. Twin Peaks subverte vários clichês do gênero policial e de obras sobre estudantes, além de também conter elementos de comédia, terror e do surrealismo característico da filmografia do cineasta David Lynch.

Relação com Atlanta: Em entrevista para o Television Critics Association, Donald Glover queria fazer da série Atlanta algo como “Twin Peaks com rappers”. Twin Peaks e Atlanta são bem distintas entre si, mas um aspecto em comum é a presença de elementos surrealistas e também um senso de humor absurdo, muito original e característico de cada uma das séries.

Número de temporadas: 3

Onde assistir: Netflix (somente a terceira temporada)

Criadores: David Lynch e Mark Frost

Barry

Sinopse: Um ex-soldado do exército norte-americano e um atual assassino de aluguel chamado Barry (interpretado por Bill Hader) acaba se aventurando na cena do teatro amador em Los Angeles após uma viagem a cidade para realizar um trabalho para a máfia chechena. O personagem passa por uma crise existencial em que quer mudar de profissão, mas as conexões de sua antiga vida não parecerem querer o abandonar. A primeira temporada foi lançada em 2018, a segunda em 2019 e a terceira estreiará ainda em 2022.

Relação com Atlanta: Hiro Murai, que dirigiu 14 episódios de Atlanta, também ficou atrás das câmeras em 4 episódios de Barry. A mistura de comédia (com muita influência do ator e comediante Bill Hader, um dos criadores da série) e do drama permite fazer um paralelo muito interessante com Atlanta, apesar das temáticas tratadas em cada obra serem muito distintas uma da outra.

Número de temporadas: 2

Onde assistir: HBO Max

Criadores: Bill Hader e Alec Berg

Siga-nos nas redes sociais (FacebookTwitter e Instagram) fique por dentro das nossas matérias sobre cinema, literatura, música e sociedade!

Leia também:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: