Filmes

“Os Cinco Diabos”: novo filme estrelado por Adèle Exarchopoulos evoca diálogo entre misticismo e brutalidade

“Os cinco diabos”, longa francês dirigido por Léa Mysius, desperta uma atmosfera de tensão que atinge a todos ao redor

Os Cinco Diabos

Os Cinco Diabos“, que chegou aos cinemas brasileiros no último dia 30 de março de 2023, é o terceiro filme da diretora e roteirista francesa Léa Mysius. O lançamento é mais uma parceria da O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, e a MUBI (a obra estreia na plataforma de streaming no dia 12 de maio). Seu longa anterior foi “Ava” (2017). Seu novo trabalho, que estreou mundialmente em Cannes em 2022, é estrelado por Adèle Exarchopoulos — atriz francesa mais conhecidas por sua participação em “Azul é a Cor Mais Quente” (2013), “Faces de uma Mulher” (2016) e “Insensata Paixão” (2016). Completam o elenco: Sally Dramé, Swala Emati e Moustapha Mbengue.

Em uma pacata cidade do interior da França, uma pequena menina chamada Vicky (Sally Dramé) chama a atenção. Com um costume incomum de coletar objetos, animais mortos ou substâncias diversas, a garota possui uma habilidade inquietante: compreender o mundo através do cheiro.

Sua mãe Joanne, uma indiferente e melancólica Adèle Exarchopoulos, dá aulas de hidroginástica em uma pequena escola e está constantemente acompanhada da filha. A escola, assim como todos os lugares dessa cidade, parece viver em letargia, em um terrível estado de estresse pós-traumático.

Desde o início, a câmera foca propositalmente em alguns detalhes que mostrarão sua importância mais à frente, deixando o espectador desconfiado a princípio. A sensação é de uma constante vigilância, uma obscuridade.

Cena de "Os Cinco Diabos" (Foto: Mubi)
Joanne (Adèle Exarchopoulos) e Jimmy (Moustapha Mbengue) durante cena do longa “Os Cinco Diabos” — novo longa dirigido e roteirizado por Léa Mysius (Foto: Mubi)

Além da mãe, Vicky também mora com o pai, Jimmy (Moustapha Mbengue), um bombeiro cujo semblante também guarda seus mistérios. O casal vai se mostrando cada vez mais superficial, vivendo um relacionamento de fachada, que só sobrevive às custas da criação da filha.

Tudo se desarranja a partir do momento em que a irmã de Jimmy ressurge na vida da família. Julia (Swala Emati) traz consigo todo um passado que o casal, por razões opostas, gostaria de esquecer, enquanto provoca em Vicky um descontentamento incomum.

Em um dado momento, a menina, com seu inusitado dom de reconhecer as coisas através do cheiro, acaba caindo em uma emboscada, revelando na verdade uma oportunidade. Ao descobrir que pode vivenciar os acontecimentos do passado através de certos odores, Vicky descobre casos curiosos e surpreendentes sobre o passado dos pais e da tia, além de presenciar o evento principal responsável por desencadear toda a tensão na qual a cidade padece no presente.

O trailer oficial legendado de “Os Cinco Diabos”, novo filme de Léa Mysius estrelado pela atriz francesa Adèle Exarchopoulos

Os Cinco Diabos” tem seu mérito ao conseguir manter a tensão e trabalhar o desencadeamento da trama, mas peca muito na execução. Nenhum personagem desperta simpatia nem antipatia, a atmosfera mística permanece irresoluta e parece apenas uma mera ferramenta para revelar o grande enigma, evitando assim flashbacks entrecortados. 

Não somente, a grande revelação transforma a trama em uma dinâmica ao estilo de “o ovo ou a galinha”, que poderia se tornar interessante se não fosse o fim abrupto do filme. Ainda assim, a história trabalha bem com aspectos como a pressão social e a constante vigilância operada pelos pacatos moradores dessa cidadezinha que, na ausência de palavras, oprimem com o olhar.

Siga A Pista em todas as redes sociais (FacebookTwitter e Instagram) e não perca nenhuma das nossas matérias sobre cinema, literatura, música e sociedade!

Leia também:

“Raquel 1:1”, novo filme estrelado por Valentina Herszage, chega aos cinemas

“Os Fabelmans”: Spielberg recria a emoção da primeira descoberta

“Holy Spider” mostra os riscos de ser uma mulher no Irã

Shiva Baby e o Mal-Estar Moderno

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: