Literatura

Primeiros romances de Simone de Beauvoir ganham novas edições da Nova Fronteira

“A convidada” e “O sangue dos outros”, os primeiros romances da autora francesa Simone de Beauvoir, ganharam edições novas lançadas em 2024. Os livros fazem parte de um plano de reedição da obra da escritora, professora e ativista política pela Editora Nova Fronteira.

“Simone de Beauvoir é uma das autoras mais importantes da Nova Fronteira, então decidimos criar uma coleção dedicada à obra dela. “A convidada” e “O sangue dos outros” abrem esse projeto editorial porque foram os dois primeiros romances publicados pela Simone. Ao longo do tempo, relançaremos todos os títulos da escritora que temos no catálogo.” — Ana Carla, editora da Nova Fronteira

O romance que inaugurou a carreira de Beauvoir como romancista foi “A convidada”. Ele tem fortes toques autobiográficos e retrata a vida da boêmia intelectual parisiense do final dos anos 1930 (mesma geração da autora) nos meses que antecederam a Segunda Guerra Mundial.

A trama acompanha o cotidiano do casal de intelectuais Pierre e Françoise. O relacionamento dos dois parece inabalável até mesmo com a chegada da guerra aos portões da França, mas esse equilíbrio é rompido com o surgimento da jovem Xavière. O prefácio desta edição foi escrito por Mirian Goldenberg. A tradução da obra é de Vítor Ramos e a capa de Fernanda Mello.

A capa feita por Fernanda Mello para a nova edição de “A convidada”, primeiro romance de Simone de Beauvoir (Foto: Divulgação/ Editora Nova Fronteira)

O segundo livro de Simone foi “O Sangue dos Outros”, obra publicada em 1945 pela primeira vez. O enredo se passa na década de 40 durante a ocupação alemã da França – contexto semelhante ao livro anterior. A história retrata a relação de Hèléne e Jean, um casal de jovens de perfil diferente em que cada um decide lidar de forma diferente com relação ao contexto em que estão inseridos – a agressão alemã. Ambos terão que lidar com as consequências de suas ações e medir o peso delas.  O existencialismo, corrente de pensamento que influenciou muito a geração de Beauvoir, Sartre, Camus, Merleau-Ponty e outros, está fortemente presente no tom desta narrativa.

A introdução desta nova edição da obra é de Mary Del Priore – historiadora, escritora e professora brasileira. A tradução foi de Heloysa de Lima Dantas e a capa é de autoria de Fernanda Mello. 

A capa feita por Fernanda Mello para a nova edição de “O Sangue dos outros”, romance de Simone de Beauvoir (Foto: Divulgação/ Editora Nova Fronteira)

Sobre a autora

Nascida em Paris no ano de 1908, Simone de Beauvoir foi criada de uma forma bastante tradicional por sua família de origem burguesa e católica, mas desde a adolescência rejeitou os valores religiosos e morais de seus familiares. Beauvoir formou-se em filosofia pela tradicional Sorbonne, lugar em que conheceu seu companheiro de longa-data Jean Paul Sartre. “A convidada”, seu primeiro romance, foi publicado em 1943 e sua obra mais conhecida, “O segundo sexo”, em 1949, em dois volumes. Junto com Sartre e Merleau-Ponty, ela fundou a revista “Les Temps Modernes” depois do final da Segunda Guerra Mundial, e o veículo foi um marco na história do debate filosófico e político mundial. Simone Beauvoir lançou mais de vinte obras durante sua longa vida, entre elas estão romances, ensaios e livros de memórias. Ela morreu em 1986, também em Paris, e foi enterrada ao lado de Jean-Paul Sartre.

Siga A Pista em todas as redes sociais (InstagramTwitter e Facebook) e não perca nenhuma das nossas matérias sobre cinema, literatura, séries e música!

Torne-se um apoiador da Pista no apoia.se clicando aqui. Você também pode apoiar o nosso trabalho e o jornalismo cultural independente com qualquer valor via Pix para apistajornal@gmail.com.

Leia também:

Entrevista com a professora Ji Yun Kim, tradutora de “Atos Humanos” de Han Kang

“Tudo é rio” e suas relações caudalosas – uma resenha

Entrevista: Michelle Henriques — Leia Mulheres

Repensando práticas de ensino num mundo multicultural, segundo bell hooks

Deixe uma resposta